Santana vai receber torneio de voleibol de praia “Reis e Rainhas do Campo”

Santana vai acolher em breve um novo torneio de voleibol de praia, denominado “Reis e Rainhas do Campo”. Esta competição será organizada pela Associação de Voleibol da Madeira já no próximo sábado, dia 5 de Setembro, no campo de jogos de areia do Complexo Balnear da Foz da Ribeira do Faial, em Santana.

A Associação de Voleibol da Madeira costuma organizar todos os anos, após o Circuito Regional, a competição do ‘Rei e Rainha da Praia’, onde os melhores atletas do Circuito competem entre si, tendo ao longo de toda a competição múltiplos parceiros. Este ano, devido às medidas de prevenção ao contágio do COVID-19 que impossibilita a troca de parceiros, será realizado um torneio com um formato competitivo diferente, onde as duplas são fixas ao longo de toda a prova, explica a agremiação.

No ‘Reis e Rainhas do Campo’ as duplas participantes no Circuito Regional 2020 irão competir entre si no seguinte formato:

– No ‘Reis do Campo’ haverá 8 duplas masculinas separadas em dois grupos de 4 equipas cada, onde serão disputadas 3 rondas. Cada ronda é constituída por um jogo de 15 minutos, onde quem perde o ponto sai de campo e dá lugar à dupla seguinte, sendo o objectivo ver qual a dupla que consegue conquistar mais pontos ao longo do tempo do jogo. No final das 3 rondas, as quatro duplas melhores classificadas qualificam-se para a meia-final, onde jogarão com o objectivo de atingir, em primeiro lugar, 15 pontos. A equipa com menos pontos é desclassificada e as restantes qualificam-se para a final. A final é disputada por três equipas e a primeira dupla a chegar a 15 pontos será a vencedora e coroada como os ‘Reis do Campo’.

– No ‘Rainhas do Campo’ haverá 4 duplas participantes, onde terão 4 rondas com jogos de 15 minutos cada. As três duplas com melhor classificação geral estão qualificadas para a final, sendo que o grande objectivo é ser a primeira dupla a conquistar 15 pontos. Esta será coroada como as ‘Rainhas do Campo’.

As meias-finais estão agendadas para as 15 horas e as finais principiam às 16 horas.

O torneio realizar-se-á no respeito do plano de contingência desenhado para a prova, a exemplo do que foi feito na realização do Circuito Regional de Voleibol de Praia. Esta será, em princípio, a última prova oficial de voleibol de praia do Verão de 2020.