PSP realizou treino de busca e resgate em montanha ao fim da tarde e durante a noite

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Madeira veio informar que realizou um exercício/treino conjunto no âmbito de salvamento e resgate em montanha, ontem, entre as 19h00 e as 01h00 da manhã, na área circundante à Ribeira de João Gomes, no Funchal.

Este exercício foi organizado pela Brigada de Busca, Salvamento, Socorro e Resgate em Montanha (BBSSRM) do Comando Regional da PSP e contou com a participação de uma Equipa de Resgate em Montanha dos Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM).

Para além do treino conjunto com outros agentes de protecção civil, o exercício testou os sistemas de iluminação autónoma de emergência e demais equipamento, individual e colectivo, recentemente adquiridos ao abrigo do protocolo estabelecido com o Governo Regional da Madeira. Neste treino foram igualmente testados drones dotados de câmara térmica, adquiridos pela PSP.

O comandante da PSP-Madeira, superintendente Luís Simões, salienta que estes equipamentos, bem como a formação que tem sido ministrada no âmbito da busca, salvamento, socorro e resgate em montanha aos profissionais da PSP, “representa o reforço da capacitação técnica e funcional da Polícia de Segurança Pública na Região Autónoma da Madeira, estando assim melhor preparada para realizar missões de busca e salvamento de cidadãos nacionais e estrangeiros desaparecidos em ambiente não urbano e para apoiar os demais agentes de protecção civil, sob a coordenação do Serviço Regional de Protecção Civil, em acidentes graves ou catástrofes naturais que possam vir a ocorrer”.