Estudante de mestrado da UMa conquista bolsa Fulbright para investigação

Egídio Carreira, estudante do Mestrado em Estudos Regionais e Locais da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (FAH-UMa), conquistou recentemente uma Bolsa para Investigação no prestigiado Programa Fulbright. O mestrando da UMa vai partir para os Estados Unidos em Janeiro de 2021, onde permanecerá até Abril de 2021.

Em solo americano, sob a alçada da Universidade da Califórnia, Berkeley, Egídio Carreira irá realizar uma investigação aprofundada junto dos imigrantes madeirenses na Califórnia, com o intuito de melhor compreender o seu conhecimento e percepção sobre o estatuto político-administrativo da Região Autónoma da Madeira.

Em paralelo, Egídio Carreira irá também frequentar diversas unidades curriculares da Universidade da Califórnia, nas áreas da Política, Comunicação, Jornalismo, Meios de Comunicação Social, e Literatura e Economia.

A Bolsa Fulbright para Investigação conta com o apoio da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e destina-se a apoiar mestrandos em universidades portuguesas que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano, durante um período de 4 meses, refere uma informação da UMa.

Para concorrer a estas bolsas é necessário ter nacionalidade portuguesa, não ter beneficiado anteriormente de uma bolsa do Programa Fulbright, não ter residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso, não ter dupla nacionalidade (portuguesa e norte-americana), não possuir autorização de residência  nos EUA, não possuir visto para os EUA válido entre a altura do concurso à bolsa e o início do período de estadia nos EUA e ser estudante de Mestrado numa instituição de ensino superior portuguesa. Além destes requisitos, os candidatos têm ainda que apresentar uma carta de aceitação por parte da instituição norte-americana de acolhimento, três cartas de recomendação, o diploma ou certificado de notas dos graus académicos concluídos e prova de concordância com o projecto por parte do coordenador/ director do Mestrado ou do orientador do projecto de Mestrado do candidato.

O Departamento de Línguas, Literaturas da FAH-UMa, mediante candidatura ao Fulbright English Teaching Assistants, componente do Programa Fulbright que coloca jovens americanos em Instituições de Ensino Superior Portuguesas, tem o objectivo de fortalecer as capacidades dos estudantes locais na língua inglesa e no conhecimento geral sobre os Estados Unidos da América, e irá igualmente receber uma Assistente de Inglês, a partir de Janeiro de 2021.