Secretaria da Educação participa na campanha de sensibilização “Desconfinar Jovem”

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Juventude, participa, sábado (11 de Julho), pelas 16 horas, na campanha “Desconfinar Jovem – A Tua Causa”, uma iniciativa da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).

Esta campanha pretende sensibilizar os jovens para o combate responsável à Covid-19. Nesse sentido, a sua linha de acção incidirá em três vertentes: Divulgação, através das organizações de juventude e jovens participantes, de material informativo, com o objectivo de contribuir para que as associações sejam espaços seguros e que os jovens se tornem agentes activos de saúde pública; disseminação, nas plataformas digitais, de slogans e de vídeos com mensagens de dicas práticas; criação, no plano físico, de brigadas de jovens que irão distribuir material de protecção e sensibilizar os seus pares para a segurança e a responsabilidade conscientes.

Para que esta campanha tenha sucesso, no dia 11 de Julho, as brigadas jovens (compostas por grupos de 5 a 8 jovens) serão mobilizadas num “Action Day”, através de acções essencialmente de praia, refere uma nota de imprensa.

A actividade decorrerá em todo o território continental e nas ilhas, mediante a distribuição de material de protecção e informação sobre comportamentos que minimizem o risco de contágio da Covid-19 na população jovem.

Na Região Autónoma da Madeira, o “Action Day” terá lugar na Praia do Vigário, em Câmara de Lobos, e contará com a presença do Director Regional de Juventude, João Rodrigues. A associação juvenil que dá rosto a esta campanha na Madeira é uma associação juvenil local – Teatro Metaphora – Associação de Amigos das Artes.

A Campanha “Desconfinar Jovem – A tua causa”, surge no âmbito do projecto “Liga-te”, da Federação Nacional, com o apoio da Presidência da República, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e as Federações Distritais e Regionais de Associações Juvenis.