Meditação, Mulher de madeira, é a obra comentada por Teresa Jardim

A série de vídeos “em viagem” comentada, uma iniciativa do Governo Regional da Madeira, apresentou sexta-feira o vídeo da obra de Daniel Melim, “Meditação: a mulher de madeira”, óleo sobre madeira do Séc. XVII | Grafite sobre papel.

Daniel Melim é licenciado em Artes Plásticas-Pintura pela faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e com “MA Applied Anthropology and Community and Youth Work pelo Goldsmiths College – University of London”. Desenvolve pintura e desenho, e projectos artísticos comunitários que envolvem a performance e a música tradicional/experimental, informa a SRTC.

Teresa Jardim, que comentou a obra, é licenciada em Artes Plásticas/Pintura e em Design de Projectação Gráfica – ISAPM e ISAD/Universidade da Madeira. Exerce funções docentes desde 1978/79, ao nível formal (Curso de Artes Visuais) e informal (Expressão plástica). Lecciona na Escola Secundária Francisco Franco.

Desenvolveu curadoria independente e diversas parcerias curatoriais. É autora de artigos para revistas e catálogos de artes plásticas. Como artista expõe colectivamente desde 1976 (em mais de meia centena de mostras), com desenho, pintura, fotografia, instalação, performance e intervenções de arte pública. No recurso a múltiplos média, vem realizando dinâmicas em “campo expandido”, onde a poesia na sua vocação visuo-plástica e amplitude imersiva é parte integrante das concretizações. Das exposições individuais, destaca-se: 1984 – “porque te amo”, Galeria ISAD; 1997 – “Jogos de Adivinhação”, Galeria SRTC; 2001 – “eu vivo aqui”, Galeria SRTC; 2011 – “Alguns poemas dispersos e uma parede só para mim”, Museu de Arte Contemporânea do Funchal; 2019 – “este poema”, Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Em poesia, publicou os livros “Anjos de Areia” (1993) e “Jogos Radicais”, (2010). Nos anos 80 do séc. XX, colaborou com o DN Jovem (Lisboa), e integrou o Anuário de poesia da Assírio & Alvim (1986); fez parte de colectâneas, participou em Fanzines e, nas revistas Espaço Arte (ISAPM), Margem 2 (CMF), Cadernos Santiago, Telhados de Vidro, Eufeme, Nervo.