Deputados do PSD elogiam medidas do Governo Regional na área do emprego

O grupo parlamentar do PSD salientou ontem uma série de medidas tomadas pelo Governo Regional, na área do emprego, para tentar atenuar as os efeitos da crise causada pela pandemia do Covid-19.

A acção política, realizada junto ao Instituto de Emprego foi um oportunidade para a deputada Cláudia Gomes frisar que a Madeira foi a região do país que teve a taxa de desemprego mais baixa, ascendendo a 5,6%. Infelizmente, a “Covid-19 veio trazer graves consequências à nossa economia, que só não foram tão drásticas porque o Governo Regional teve uma acção rápida e eficaz no combate à pandemia”, elogiou.

A deputada referiu que foram desencadeadas várias medidas, nomeadamente o pagamento integral aos participantes dos programas de emprego, que se encontram em isolamento profilático e em acompanhamento aos filhos menores, e a criação de um apoio equivalente a 80% do um IAS para esses mesmos participantes que estavam no activo e cujas empresas não conseguiram manter-se em actividade.

O Governo regional antecipou ainda o pagamento do apoio aos programas de criação de emprego e criou o Programa Pares, para reforçar as equipas na área da saúde e do social, nas entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos.

O Executivo apoiou igualmente os trabalhadores independentes e os sócios-gerentes das empresas, num valor equivalente ao que já é concedido pela Segurança Social, a ser pago pelo Instituto de Emprego.