RAM continua com 2 casos positivos de Covid-19; Pedro Ramos confiante na estratégia montada nos Aeroportos

A Madeira não apresenta novidades relativamente à situação epidemiológica da Covid-19, hoje abordada em conferência de imprensa com a presença do secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, e de Bruna Gouveia, vice-presidente do IASAÚDE. Nesta conferência semanal, Pedro Ramos abordou a visita hoje realizada por Miguel Albuquerque à Unidade de Rastreio e Vigilância implementada no Aeroporto da Madeira, para dizer que os procedimentos poderão ser reequacionados aquando do afluxo de passageiros, e no caso de surgirem muitos casos positivos da doença. Não há, admitiu, caminhos sem retorno. No entanto, salientou a qualidade única de controlo epidemiológico nos aeroportos operacionalizada já a partir de 1 de Julho.

Entretanto, a Madeira continua apenas com dois casos positivos de Covid-19. Hoje não há novos casos a reportar, salientou Bruna Gouveia. Desde a última conferência semanal e até ao dia de hoje, houve, durante a semana, um caso suspeito notificado, que se confirmou como um caso positivo de Covid-19, reportado ao dia 20 de Junho. O doente foi detectado, recorde-se, num rastreio de passageiros implementado no Aeroporto da Madeira. Tratou-se de um caso importado da região de Lisboa e Vale do Tejo.

“O doente permanecia em Lisboa desde Fevereiro, estava assintomático e fez teste à chegada, quando regressou à nossa Região, onde tem residência oficial, designadamente no concelho do Funchal”, disse Bruna Gouveia.

Com este caso, identificado na semana passada, são agora 92 os casos de Covid-19 contabilizados na RAM. Já quanto a recuperados, são agora em número de 90. Durante a última semana houve um doente recuperado, o último caso que permanecia activo no concelho de Câmara de Lobos.

Os dois casos de infecção activa que permanecem na RAM estão num hotel, em isolamento. São duas pessoas com residência oficial no concelho do Funchal e de Santa Cruz. Permanecem sem sintomas e serão em breve avaliados para critérios de recuperação.

Actualmente são 1234 as pessoas acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da RAM. 392 pessoas estão em vigilância activa. 842 estão em auto-vigilância.

Relativamente às linhas telefónicas activadas no âmbito do Plano de Contingência para a Covid-19, durante esta semana foram 103 os atendimentos pela linha de apoio psicológico do IASAÚDE. O total de atendimentos nesta linha é já de 1469. Há 145 pessoas em seguimento pelos profissionais do IASAÚDE, mais duas do que na semana anterior.

Quanto à linha SRS 24, registou 210 chamadas durante a semana. Os contactos para esta linha de emergência totalizam já 8845. Nas últimas 24 horas, foram realizadas 28 chamadas.

Os testes de despiste para a Covid-19 realizados na RAM contabilizam neste momento 22.008 amostras. Durante esta última semana foram 1830 as amostras processadas no Laboratório, a uma média de 250 por dia.

O número de utentes testados à doença é agora de 19.651. Há mais 1504 utentes avaliados durante esta última semana. Alguns dos testes efectuados durante esta última semana dizem respeito a exames de despiste a utentes que chegaram à RAM através do Aeroporto.

“Neste contexto foram feitos 718 testes a viajantes”.

Continuam em curso os testes no SESARAM aos utentes e aos profissionais de saúde.