CDU quer repor horários de transportes públicos entretanto suspensos no âmbito da pandemia

A CDU deu entrada hoje na Assembleia Municipal do Funchal com uma Proposta de Resolução que será discutida na sessão ordinária na próxima sexta-feira, dia 26, no sentido de ser garantido o direito ao transporte público em segurança, numa fase em que ainda existem condicionamentos à mobilidade devido à pandemia.

Consideram os comunistas que urge dar resposta às dificuldades acrescidas que enfrenta quem circula nos transportes públicos devido às medidas de contingência adoptadas na sequência da pandemia. A redução da capacidade de transporte nos transportes colectivos de passageiros, para evitar aglomerações perigosas, a supressão de determinados horários  começa a transmutar-se, agora, com o desconfinamento, com uma crescente circulação de pessoas, viagens em número crescente e com um número significativo de pessoas, sem o exigido distanciamento entre os passageiros. Os trabalhadores e passageiros dos transportes públicos preocupam-se, por outro lado, com a higienização e desinfecção dos autocarros, que, na óptica dos mesmos, deve ser mais regular, e não apenas uma vez, quando as viaturas regressam à estação.

A CDU quer, pois, através da sua deputada municipal, Herlanda Amado, que a Câmara Municipal do Funchal intervenha junto do Governo Regional e da empresa Horários do Funchal, para a reposição dos horários de transporte entretanto suprimidos, pois só assim, na sua perspectiva, será possível implementar as medidas de distanciamento social e de higienização e segurança necessárias.