Mais 3 doentes recuperados de Covid-19 na Madeira; casos activos são agora apenas 2

Há mais três recuperados de Covid-19 na RAM, todos do concelho de Câmara de Lobos. A informação foi avançada há pouco na conferência de imprensa do IASAÚDE às sextas-feiras, com o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, e a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia.

O número de casos activos na Região passa a ser, assim, de apenas dois. Já passaram 30 dias sem que surgissem novos casos de Covid-19 no arquipélago, pelo que se mantém o total de 90 casos activos assinalados entre nós desde o início da pandemia. Desde a última conferência e até ao dia de hoje, disse Bruna Gouveia, não se registaram nem sequer casos suspeitos na Madeira e Porto Santo.

Os dois casos de infecção activa permanecem em unidade hoteleira dedicada ao confinamento, acompanhados pelas autoridades de saúde do concelho respectivo. Um é residente em Câmara de Lobos, outro no Funchal. Nenhum dos dois sofreu qualquer alteração no seu estado que exigisse cuidados hospitalares.

Durante esta semana, relativamente ao caso positivo identificado a 1 de Junho no aeroporto da Madeira, e que foi contabilizado na Região Centro, o doente permaneceu isolado numa unidade hoteleira designada, até esta semana, e com acompanhamento pelas autoridades de saúde; no último domingo, foi dado como recuperado.

Relativamente às pessoas sob acompanhamento, nos vários concelhos da RAM, hoje há 971 pessoas com este seguimento. 391 destas pessoas estão em vigilância activa, e 580 em auto-vigilância. Sobre as linhas criadas no âmbito do plano de contingência para a Covid-19 na RAM, a procura mantém-se estável. Durante a semana, foram 103 os atendimentos na linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE, revelou Bruna Gouveia. O total de atendimentos desta linha é agora de 1262. Há 139 pessoas em acompanhamento pelos profissionais.

Já para a linha SRS 24, foram 185 as chamadas realizadas durante a última semana. Os contactos totalizam agora 8.449. Nas últimas 24 horas, foram 18 as chamadas realizadas.

Já quanto aos testes de despiste da Covid-19 realizados na RAM, durante a semana, desde a última conferência, foram processadas 1965 amostras, no Laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, para teste à Covid-19. Isto, com uma média de 281 testes por dia.

O total de testes à Covid-19 realizados traduz-se em 18342 amostras processadas até à data. O número de utentes alvo de teste foi de 16.608, ou seja, mais 1715 durante este semana.

Durante a semana foram realizados prioritariamente testes de despiste nas unidades hoteleiras. Foram realizados, neste contexto, 448 testes a viajantes chegados à RAM, com resultado negativo e que seguiram para continuação do seu confinamento no domicílio.

Continuam em curso, disse Bruna Gouveia, testes aos profissionais do sector social e da saúde e protecção civil.