Protecção Civil alerta madeirenses para mau tempo na sexta-feira e madrugada de sábado

De acordo com os contactos estabelecidos entre o CROS e o IPMA e associado  um sistema depressionário, centrado nas proximidades do Arquipélago da Madeira,

O Serviço Regional de Protecção Civil alerta os madeirenses para a previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e
acompanhados de trovoada, amanhã, sexta-feira, durante a tarde e princípio da noite, causados por um sistema depressionário centrado nas proximidades do arquipélago.

O vento será em geral fraco a moderado (até 30 km), do quadrante sul. Segundo o SRPC, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso laranja de precipitação válido entre as 15 e as 21 horas,  passando a amarelo das 12h às 6 horas da manhã de sábado.

Face aos avisos  emitidos, o  SRPC, reitera alerta para necessidade de adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água; garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras, pelo que aconselha cuidados especiais nas actividades durante o período em que vigora o aviso.

A Protecção Civil recomenda ainda especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores e outros detritos para a faixa de rodagem; possíveis danos em infraestruturas montadas ou suspensas; e pede aos cidadãos para estarem atentos às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de
Segurança.

No site do SRPC, IP RAM – http://www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira – se mantém permanentemente actualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica.

Por seu turno, a Capitania do Porto do Funchal alerta para a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 1800 horas locais de amanhã: o vento virá de sul, bonançoso a moderado, por vezes fresco no final, tornando-se gradualmente de sudeste.

A visibilidade até às 18 horas deverá ser boa a moderada, por vezes fraca a má a partir do final da manhã.

A ondulação na costa norte, até às horas referidas, virá de Oes-Noroeste, com 1 a 1 metro e meio de altura, reduzindo gradualmente para um metro. Na cota sul o mesmo se aplica, pelo que recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo.