José Manuel Rodrigues elogia profissionais de saúde por trabalho feito contra o coronavírus

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu hoje, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Conselho Médico da Madeira da Ordem dos Médicos, a quem transmitiu “o profundo agradecimento (..) pelo enorme trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde da Região”.

“Se a Madeira teve muito poucos casos de coronavírus, se conseguimos travar contaminação e a propagação do vírus, se não tivemos nenhuma fatalidade, isso deve-se em grande parte ao trabalho dos médicos e de outros profissionais de saúde”, afirmou José Manuel Rodrigues.

A reorganização dos serviços de saúde foi outros dos temas abordados neste encontro. Uma vez controlada a pandemia, o presidente do parlamento madeirense entende que chegou a altura de “se aumentar o número de consultas externas (…) e de se intensificar o programa de recuperação de cirurgias”.

Já o presidente do Conselho Médico da Madeira Ordem dos Médicos (OM) diz que a Ordem está empenhada na defesa de “um serviço público forte e das carreiras médicas.” Carlos Martins garante que o serviço público “actuou muito bem na situação do covid-19” e revelou aos jornalistas que está a ser pensada uma revisão da convenção com vista “a haver comparticipação das cirurgias no privado”. “Se o hospital não tem capacidade de operar doentes, tem uma lista de espera grande, nós poderíamos eventualmente operar no privado”, propõe a OM como solução para recuperar as listas de espera.