Situação epidemiológica na RAM soma 50 infectados; 30 sem abrigo testados sem nenhum caso positivo

Bruna Gouveia, vice-presidente do IASAÚDE, deu hoje conta, como o FN já referiu em peça anterior, de que a Madeira soma agora 50 casos identificados de Covid-19. Mais um, portanto, do que ontem. Recorde-se que um destes casos, uma cidadã estrangeira, já recuperou e já voltou ao seu país de origem. O novo caso, como já dissemos, reporta-se a um caso importado do Reino Unido, um doente na faixa etária entre os 30 e os 39 anos, residente no concelho de Machico. Regressou à RAM a 21 de Março e cumpriu quarentena em isolamento no domicílio. Acompanhado pela autoridade de saúde do concelho, apresentou sintomas nos primeiros 14 dias após a chegada, e teve ontem confirmado o seu diagnóstico laboratorial. A partir de hoje cumprirá isolamento no hotel Vila Galé.

Até ao momento foram testados 340 casos que deram negativos. Sete pessoas aguardam neste momento resultados laboratoriais, totalizando hoje 397 casos suspeitos estudados na Região desde o dia 29 de Fevereiro, mais 32 do que os anunciados ontem.

Já relativamente aos outros doentes que até agora testaram positivo para o Covid-19, dos dois internados, um na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada a esta doença, e o outro na unidade de internamento, ambos mantém-se estáveis. Os restantes estão a cumprir isolamento no domicílio ou em unidade hoteleira designada.

Entretanto, Bruna Gouveia anunciou que as quatro pessoas que aguardavam resultado do teste, de entre os sem-abrigo alojados no Pavilhão dos Trabalhadores, acusaram negativo para o novo coronavírus, perfazendo um total de 30 pessoas sem-abrigo testadas. Neste momento, há mais três destes cidadãos que aguardam o resultado do teste. Estão a ser todos acompanhados pelo Instituto de Segurança Social da Madeira.

Em vigilância activa estão 546 pessoas, nos quais se integram 3 previamente mencionados profissionais de saúde. 338 pessoas estão em alojamento designado. São 25 no hotel Praia Dourada, no Porto Santo, 3 no hotel Quinta do Lorde, 290 no Vila Galé e 20 no hotel D. Pedro Machico.

Um primeiro grupo que cumpre isolamento em unidade hoteleira terminará durante esta semana a quarentena obrigatória. Para maior segurança, após avaliação pelas autoridades de saúde, foram já realizados 27 testes de rastreio à Covid-19 e este grupo aguarda resultados antes de terminar o seu isolamento.

Bruna Gouveia disse ainda que em vigilância activa, estão 261 pessoas.

A linha SRS 24 recebeu 68 chamadas nas últimas 24 horas, totalizando até agora 5431 chamadas desde 27 de Janeiro.

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, aproveitou também esta conferência de imprensa diária do IASAÚDE para reforçar a todos os madeirenses e aos emigrantes da diáspora que “a mensagem continua a ser a mesma: ficar em casa”.

Pediu novamente especial rigor neste período da Páscoa, que tradicionalmente junta as famílias. “Desta vez pedimos para que não o façam, evitem o máximo de contacto, façam as comunicações familiares usando todas as outras vias de comunicações que estão disponíveis, usando a tecnologia, as redes sociais, os telemóveis, a Internet, os mails”. Tudo para que neste período não se potencie a contaminação da comunidade.