Judocas madeirenses em campeonato nacional de Cadetes e provas regionais

A Associação de Judo da Madeira refere hoje em comunicado, que se realizou no sábado o Campeonato Nacional de Cadetes, organizado pela Federação Portuguesa de Judo, em Odivelas. A representar as cores da RAM estiveram 07 atletas, representantes de 2 clubes regionais, nomeadamente Maria Fernandes (-57Kg), Leonor Gomes (-70Kg), Rafael Alves (-73 Kg) e Marco Vieira (-81Kg) do Judo Clube da Madeira.

O Clube Naval do Funchal foi representado por Ana Filipa Freches (-40Kg), Rui Costa (-50Kg) e João Pedro Martins (-60Kg).

A acompanhar a comitiva estiveram os técnicos Paula Saldanha e Luís Freches.

Subiram ao pódio Ana Filipa Freches, do Clube Naval do Funchal, e Marco Vieira, do Judo Clube da Madeira, regressando ambos à Madeira de prata ao peito, reza o comunicado.

Em 5º lugar ficou Leonor Gomes do JCM, que perdeu o combate que lhe dava acesso ao pódio.

Para arbitrar esta competição, foram convocados pela Federação Portuguesa de Judo, Ricardo Bastos, árbitro Nacional e Marco Teixeira, árbitro regional. Para a coordenação da arbitragem desta prova, foi convocado o árbitro internacional Francisco Rodrigues.

Na RAM realizou-se, entretanto, o 1º torneio Zéponês e o 1º torneio de benjamins de 2020.

As provas decorreram no dojo da escola da Apel e contaram com a participação de atletas do Judo Clube da Madeira, Clube Naval do Funchal, Grupo Desportivo da Apel, Clube Judo Brava, Associação Cultural e Desportiva da Quinta Grande, Clube Escola do Estreito e Associação Desportiva Galomar, num total de 116 atletas.

A manhã iniciou-se com o torneio Zéponês, para atletas dos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis, com o Grupo Desportivo da Apel a amealhar o maior número de medalhas, subindo ao lugar mais alto do pódio com 7 atletas, seguido do Judo Clube da Madeira com 5 medalhas, o Clube Naval do Funchal, com 4 medalhas de ouro e a Associação Desportiva da Quinta Grande com 3 medalhas.

Seguiu-se o torneio de Benjamins, para atletas até aos dez anos de idade, onde cerca de oito dezenas de pequenos judocas encheram o “tatami” e demonstraram todas as suas habilidades.

Já no panorama internacional, César Nicola, árbitro continental, do Clube Naval do Funchal, foi convocado para arbitrar o Cadet European Judo Cup, em Follonica, Itália.