CDU preocupada com futuro dos trabalhadores da FrenteMarFunchal

A CDU manteve hoje uma acção de contactos com os trabalhadores da empresa municipal, Frente Mar Funchal. Uma oportunidade para a deputada municipal da CDU, Herlanda Amado, declarar que, “durante muitos anos, foram muitos os resultados financeiros negativos da empresa municipal “Frente Mar”, que levaram a esta decisão agora anunciada pelo executivo da Câmara Municipal do Funchal, de propor o encerramento e liquidação” da empresa’. “Mas o que agora o executivo vem propor, já vem sendo sugerido, nomeadamente através de uma auditoria do Tribunal de Contas de 2015, onde no seguimento das diversas irregularidades, é sugeriu o encerramento da empresa devido aos prejuízos sucessivos”, refere. 

“Esta empresa tem 117 funcionários que garantem o funcionamento dos complexos balneares, dos parques de estacionamento e de alguns espaços públicos. A nossa preocupação prende-se exactamente com a salvaguarda e garantia dos direitos destes trabalhadores. Apesar daquilo que têm sido as declarações públicos, não nos podemos esquecer dos maus exemplos do passado. Quase todos os municípios da Região criaram empresas municipais que se tornaram insustentáveis do ponto de vista financeiro, sendo obrigadas a encerrar por imperativo legal. Aquando do seu encerramento, a verdade é que os funcionários ao serem integrados nos quadros dos municípios que tiveram que avançar com procedimentos de liquidação, aos que agora são propostos pelo executivo camarário do Funchal, perderam parte do seu salário, porque ao serem integrados no quadro, não transitaram com o mesmo salário que auferiam nas empresas municipais. Outra das situações gravosas para a vida destes trabalhadores, foi a perda dos suplementos remuneratórios que auferiam nas empresas municipais liquidadas, que não têm qualquer enquadramento na administração local”, denunciou Herlanda Amado.

Para a CDU, a situação é inaceitável, pelo que promete tudo fazer no sentido de obter as garantias do executivo, “para que aquando da sua integração não sejam perdidos os direitos adquiridos dos trabalhadores, incluindo os salariais.”