Túnel da Tabua reabriu ao trânsito, trabalhos na escarpa recomeçam esta sexta-feira

O Túnel da Tabua reabriu ao trânsito hoje à tarde, por volta das 18h20, depois de na terça-feira ali ter ocorrido a queda de pedras no prolongamento de segurança do Túnel da Tabua.

Face ao sucedido, recorda a secretaria dos Equipamentos e Infraestruturas, “imediatamente a Via Expresso encerrou o túnel e os rocheiros que se encontravam a proceder à limpeza da escarpa sobranceira ao Túnel da Ponta do Sol deslocaram-se para o da Tabua, de forma a proceder a uma avaliação da situação. Dessa intervenção, provocaram a queda voluntária de blocos que se encontravam instáveis, o que resultou em danos significativos na estrutura. Esta operação ficou concluída pelas 15 horas de terça-feira e concluiu-se que a instabilização resultou de um fenómeno erosivo natural e recorrente na Madeira, característico destas formações”.

Agora o Túnel reabre e amanhã, sexta-feira, recomeçam os trabalhos na escarpa sobranceira ao Túnel da Ponta do Sol e nas condições anteriormente divulgadas (circulação automóvel encerrada das 9h30 às 18h). A operação retoma na próxima segunda-feira, sendo que, no fim de semana, a circulação automóvel será feita sem constrangimentos. Posteriormente será realizada a intervenção final no Túnel da Tabua.