Governo investe 1,2 milhões para recuperar Igreja e Convento de Santa Clara, visita de Marcelo este ano e abertura ao público em 2021

Convento santa Clara 4
Miguel Albuquerque anunciou o convite ao Presidente da República para visitar o Convento de Santa Clara quando o Chefe de Estado estiver na Região para as comemorações do 10 de junho, este ano centralizadas na Madeira.

Convento Santa Clara obras 2Convento Santa Clara obras 1O projeto que envolve a beneficiação global da Igreja e Convento de Santa Clara tem um custo de 1,2 milhões de euros, sendo que os trabalhos, nesta primeira fase, foram acompanhados hoje pelo presidente do Governo Regional e incidem precisamente na reabilitação e restauro do Convento. Uma obra para ser visitada pelo Presidente da República quando este estiver na Região para as comemorações do 10 de junho, este ano centralizadas na Madeira.

Este é o único convento do século XV da Região (as suas obras iniciaram-se em 1492) e uma das casas religiosas mais importantes a nível nacional, à época, contendo no seu espólio pinturas, esculturas, azulejos, talha, mobiliário, elementos construtivos e decorativos únicos.

A intervenção, numa primeira fase, assenta na recuperação das áreas visitáveis (igreja, coro alto e antecâmaras, futuras salas de exposição, capelas, futura área de reserva, claustro e portaria) diz respeito. A abertura ao público acontece em 2021.

Miguel Albuquerque aproveitou o momento  para anunciar a intenção de convidar o Presidente da República a visitar o Convento de Santa Clara, aquando da presença na Região do Chefe de Estado para as comemorações do 10 de junho, que este ano de 2020 decorrem na Madeira.

O presidente do Governo Regional lembrou esta obra importantíssima e constatou que “os trabalhos estão em bom ritmo, decorrendo simultaneamento a reabilitação de todo o património móvel e recuperação do património religioso. A obra dignifica a Madeira e o País”

A segunda fase dos trabalhos irá incidir na conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado, do qual se destacam as pinturas, esculturas, talhas e azulejaria, tendo por base o caderno de encargos desenvolvido pelos técnicos do Laboratório José de Figueiredo e do Museu Nacional do Azulejo, da Direcção-Geral do Património Cultural. Uma fase que decorrerá junto com a primeira.

Na terceira fase, a intervenção a efetuar consistirá na própria acessibilidade ao convento, dotando o edifício de um percurso visitável. Aliás, no final das obras, as áreas visitáveis e de acesso do Convento de Santa Clara serão duplicadas. Nesta fase, será dada particular atenção aos detalhes arquitetónicos e ao acervo, incluindo o que não está, por ora, visível.

Segundo nota emitida pelo gabinete de comunicação da Quinta Vigia, “o Governo Regional pretende ainda que este imóvel faça parte integrante de um roteiro cultural e turístico do Funchal e da própria Região. Para esse efeito, será produzido material gráfico e desenvolvido um plano de comunicação”.