Sara Madruga pede esclarecimentos ao Governo central sobre dívida dos subsistemas de saúde

Na primeira audição que marcou o arranque dos trabalhos da discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2020, a deputada social-democrata Sara Madruga da Costa interveio para pedir esclarecimentos, à Ministra da Saúde, a propósito dos vários dossiês que, nesta área e para além do novo Hospital da Madeira, urgem resolver, nomeadamente no respeitante à dívida de cerca de 19 milhões de euros do Governo da República ao Governo Regional, por conta dos subsistemas de saúde da PSP, da GNR e das Forças Armadas.
“Na anterior legislatura, a Sra. Ministra admitiu que esta dívida se tinha protelado muito no tempo, sem, todavia, ter explicado, neste parlamento, quais as diligências que levou a cabo para resolver este assunto nem porque razão esta dívida nunca foi entretanto paga ao Governo Regional da Madeira”, referiu a deputada do PSD/Madeira, solicitando esclarecimentos sobre a matéria.
Sara Madruga da Costa aproveitou a ocasião para alertar a Ministra da Saúde para a falta de comparticipação nos medicamentos dos profissionais da PSP e GNR, na Região.
“Estes profissionais deixaram de ter os seus medicamentos e os seus cuidados de saúde comparticipados por quem de direito, tendo o Governo Regional sido forçado a intervir e a assegurar uma competência que não é sua”, reforçou, sublinhando que esta situação – que atinge mais de 800 agentes e respectivas famílias – é inadmissível. “A comparticipação às farmácias é um encargo do SNS e não do Governo Regional da Madeira”, salientou a parlamentar.