Orçamento: Susana Prada vê verba reforçada na sua Secretaria e irá gerir 24,4 milhões

No global, a despesa orçamentada na Secretaria Regional do Ambiente Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC) ascende a 24,4 milhões de euros, o que representa um aumento de 11,0% (+2,4 milhões de euros), ficando assim demonstrado neste orçamento, a importância das questões climáticas para este Governo.

As despesas afetas ao Investimento do Plano ascendem aos 12,5 milhões de euros e ao funcionamento normal dos serviços integrados 11,9 milhões de euros.

As despesas correntes, que ostentam 75,4% das despesas totais, desagregam-se da seguinte forma: Transferências correntes com 7,5 milhões de euros (destinadas essencialmente ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza); Despesas com pessoal com 5,0 milhões de euros; Subsídios com aproximadamente 3,6 milhões; e Aquisição de bens e serviços com 2,4 milhões de euros.

As despesas de capital, orçadas em 6,0 milhões de euros, distribuem-se pela Aquisição de bens de
capital, com 0,2 milhões de euros e pelas Transferências de capital, com 5,8 milhões de euros.

Na distribuição das dotações por capítulo, sobressai o investimento do plano, com 51,4% da despesa (12,5 milhões de euros) e funcionamento normal com 48,6% da despesa (11,9 milhões de euros).

O Apoio ao sistema de regadio absorverá um verba de 3 milhões de euros.