Orçamento: Augusta Aguiar vai gerir 49,3 milhões, 17,7 dos quais para habitação social

Para 2020, estão afetos à Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania (SRIC) aproximadamente 49,3 milhões de euros o que representa um decréscimo de 3,7 milhões de euros (-6,9%).

Ao nível dos agrupamentos económicos, destacam-se as dotações afetas a despesas correntes, que atingem 61,3% do total orçamentado na SRIC, sendo que neste tipo de despesas sobressaem as Transferências correntes com 25,4 milhões de euros.

Ao nível das Despesas de capital, sobressaem as Transferências de capital, que representam
praticamente a sua totalidade. De salientar as transferências para projetos no âmbito da habitação, onde se incluem as atividades de recuperação dos incêndios de 2016.

Ao nível dos agrupamentos de natureza orgânica, destacam-se as dotações afetas aos investimentos do Plano, que atingem 71,5% (35,3 milhões de euros) do total orçamentado, o remanescente 28,5% (14,0 milhões de euros), insere-se nas despesas do Gabinete Regional e Serviços da SRIC.

À semelhança do sucedido em 2019, a despesa desta Secretaria está maioritariamente afeta às
Funções sociais, que equivale a 69,6% do total da despesa e na qual se destaca a subfunção Habitação e serviços coletivos que representa 43,7% do orçamento global da SRIC.

A componente habitacional será o maior projecto a desenvolver em 2020, tendo para tal uma verba alocada superior a 16,7 milhões de euros.