Congresso de gestão do desporto na Madeira de 28 a 30 de novembro

A Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) realiza o XX Congresso Nacional de Gestão do Desporto, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal que terá lugar entre 28 a 30 de novembro de 2019, no Pestana Casino Park Hotel, Funchal – Madeira.

O XX Congresso completa duas décadas ao serviço da Gestão do Desporto, iniciadas em 1996.

O tema selecionado para este Congresso é IMPACTOS e DESAFIOS do DESPORTO na GESTÃO do TERRITÓRIO e procura criar um momento de reflexão, debate e aprendizagem entre gestores, investigadores e decisores, aos mais variados níveis, propiciando temáticas que podem permitir agregar práticas, vontades e conhecimentos para o fomento e desenvolvimento de uma visão global integrada, a médio e longo prazos, da Gestão do Desporto em Portugal.

Os problemas em torno da gestão do território estão a tornar-se cada vez mais complexos, exigindo, para a sua resolução, conhecimentos cada vez mais específicos, bem como a eficiente articulação de esforços entre diferentes áreas de conhecimento. É necessário aprofundar e criar diálogos, catalisar mudanças e alargar sinergias entre utilizadores, modelar a vontade política, ir além das fronteiras convencionais e promover adequadas formas de governança. Serão discutidos muitos destes temas durante o 20.º Congresso Nacional da Gestão do Desporto que agora se anuncia.

A Comissão Organizadora do XX Congresso procurou selecionar um local atrativo para a realização do evento,” O Funchal é único pela sua diversidade, desde o mar à serra, das frutas às flores e dos bordados aos carros de cestos, tudo isto influenciado pelo seu clima tropical, que permite produções e atividades ímpares.” São prémios e distinções do Funchal: Cidade mais acessível 2017. Menção Honrosa da CE, Top 10 da Trivago em Reputação Hoteleira do Mundo (2016), Funchal recebeu Bandeira Verde ECO XXI pelo terceiro ano seguido, Funchal é “Município Mais Azul” e Funchal é Município Amigo do Desporto, congregando um conjunto de condições capazes de (re)unir os gestores de desporto através da partilha de um espaço físico e de reflexão de características ímpares.

Serão feitas apresentações de comunicações técnicas e científicas.