Mais dois terrenos para a zona “corta-fogo”, construção do tanque e condutas começa no início de 2020

Prada Assinatura Faixa Corta-Fogo C SocialO Grupo hoteleiro Porto Bay doou dois terrenos à Região para a faixa corta-fogo, sendo que estas aquisições dão continuidade à criação da faixa de gestão, no espaço florestal, a qual apresenta elevadas suscetibilidade e vulnerabilidade à ocorrência de incêndios florestais. Hoje foi o momento assinalado oficialmente, com a presença da secretária do Ambiente, Susana Prada e o administrador do grupo Porto Bay, José Carlos Silva.

Esta faixa corresponde ao projeto para aquisição, limpeza e reflorestação de 640 ha de terrenos, construção de tanque (1.500 m3), instalação de conduta (10,5 km) e hidrantes (25 uni.) ao longo do caminho dos pretos e abertura de caminhos florestais (40 km), no valor global de 8,3 M€;

A intervenção permite a redução da carga combustível e do risco de incêndio, aumentando a segurança da população do Funchal, além da criação de uma mancha florestal com espécies mais resistentes a incêndios e a valorização do terreno para o seu proprietário, garantindo o seu aproveitamento económico.

Segundo dados da secretaria regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas “trinta por cento dos terrenos já foram alvo de intervenção . A empreitada do tanque, conduta e bocas de incêndio irá para o terreno no início de 2020 e estará concluída dentro de um ano. A zona “tampão” está a ser alvo uma gestão de combustíveis e a sua composição florística privilegia a presença de espécies folhosas higrófilas, designadamente de carvalho, castanheiro, bétulas, faia europeia e da generalidade das indígenas”.

O Governo Regional prossegue a “execução da sua política de prevenção contra os incêndios florestais, não apenas salvaguardando o nosso património natural ambiental mas, sobretudo, enquanto medida de proteção das populações e dos seus bens”.