Mais de uma centena de voluntários recolheram 127 kg de resíduos no areal do Porto Santo

Porto Santo _recolha de lixo MaresCircularesMais de cento e vinte voluntários recolheram esta manhã, durante duas horas, 127 Kgs de resíduos de pequenas dimensões  do areal da Praia do Porto Santo. Plástico (53 Kg), Vidro (28 kg), Pet (7 kg) e lixo indiferenciado (39 kg).

Segundo revela uma nota sobre o assunto, “a limpeza decorreu no âmbito do programa “Mares Circulares” e contou com a participação de alunos da Escola Prof. Doutor Francisco Freitas Branco e da Universidade Sénior, membros da GNR, PSP, Exército e toda a equipa de colaboradores da Coca-Cola European Partners do arquipélago da Madeira.  Esteve presente o Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Idalino Vasconcelos e uma representante da secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas do Governo Regional da Madeira, Susana Prada”.

A sensibilização ambiental e a coordenação da ação de limpeza na Praia do Porto Santo foi da responsabilidade da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, Organização Não Governamental parceira do projecto “Mares Circulares”  em Portugal e contou com o apoio da Câmara Municipal de Porto Santo e do Grupo Sousa através da Porto Santo Line.

Este ano, o Programa “Mares Circulares” já promoveu intervenções na costa de Viana do Castelo, na Caloura (Ilha de São Miguel), na praia de Galapos (Setúbal), Bom Sucesso (Óbidos) Melides (Grândola), Praia de Faro (Algarve) e Ponta dos Corvos (Seixal), com a participação de mais de 2500 voluntários.

O ano passado, na primeira edição deste programa de intervenção e sensibilização promovido pela Fundação Coca-Cola e pela Coca-Cola European Partners (CCEP), foram retirados cerca de 800 quilos de lixo de seis praias portuguesas e enviados para tratamento e reciclagem seletiva. O PET foi reeintroduzido na cadeia de valor, dando origem a novos materiais e embalagens dando uma segunda vida às embalagens e firmando o compromisso de circularidade desta iniciativa ibérica.