CDU denuncia problemas com a água de rega no sítio da Caldeira, em Câmara de Lobos

A CDU esteve hoje, quarta-feira, em contacto com os agricultores de Câmara de Lobos, mais precisamente no sítio da Caldeira, procurando observar as dificuldades sentidas devido à falta de água de rega. Nesta iniciativa política da CDU, Alexandre Fernandes afirmou que os agricultores daquele concelho “debatem-se hoje com um grave problema de acesso a água de rega”.

Segundo Alexandre Fernandes, “estamos a verificar que o “giro” está neste momento em cerca de 60 dias. É certo que o longo período que atravessamos com ausência de chuva é muito preocupante, mas não justifica na totalidade a situação a que chegámos”, considerou. “Há uma escandalosa falta de investimento nesta área específica levando a que as tão faladas perdas de água sejam responsáveis por mais de 70% dos caudais disponíveis para o regadio. Esta situação só revela a falta de investimento que o sector tem sofrido”.

No caso particular desta localidade, não há capacidade de armazenamento de água para regadio, apesar da CDU inúmeras vezes já ter alertado a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Águas e Resíduos da Madeira e o Governo Regional, apresentando diversas propostas e abaixo assinados, a situação continua sem fim à vista, diz esta força partidária.

A CDU afirma que diversos agricultores, com esta falta gritante de água, veem-se obrigados a pagar valores que variam entre os 200 e os 500 euros, para que as suas produções sejam regadas por meio de autotanque, tentando deste modo atenuar os prejuízos que já são elevadíssimos.

“É necessária outra política para o sector. Os agricultores esperam e desesperam por soluções e por respostas. Não é com “pensos rápidos” que esta situação grave pode ser resolvida. É necessário um trabalho de fundo, estruturado, inclusive com apoios financeiros aos produtores por forma a resolver este grave problema de disponibilidade de água para rega”, diz a CDU.