UMa promove conferência sobre vida e obra do horticultor Ricardo Carlos Smith

No próximo dia 15 de Outubro, pelas 17h30, decorre a conferência intitulada “Ricardo Carlos Smith, “forgotten pioneer of Portuguese horticulture”, promovida pelo Grupo de Botânica da Madeira da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira.

Esta acção realizar-se-á na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada, e será conduzida pelo historiador de jardins Richard Aitken, que irá apresentar novos dados sobre a vida e obra de Ricardo Carlos Smith, um pioneiro pouco conhecido da horticultura portuguesa.

Nesta apresentação será dado ênfase ao papel de Smith na aclimatação de plantas australianas na Madeira e ao seu estatuto como primeiro proprietário de viveiros de plantas. Ricardo Carlos Smith residiu no Funchal ao longo da década de 50 do século XIX, período durante o qual terá criado dois jardins experimentais.

Além de historiador, o orador convidado, Richard Aitken, é também autor de diversas obras de leitura obrigatória no que diz respeito a jardins e à sua história, destacando-se “The Oxford Companion to Australian Gardens” (2002), “Botanical Riches” (2006), “The Garden of Ideas” (2010), “Cultivating Modernism” (2013) e “Planting Dreams” (2016). Nos últimos anos, a sua investigação tem incidido sobretudo na história dos jardins em Portugal e respectivo contexto internacional, informa a UMa.