Novas luzes em vários túneis da Região, primeira intervenção hoje no Paul do Mar

Túnel luzes

O Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, vai proceder, em vários túneis da Região, à substituição das luminárias que estão ligadas 24 horas por luminárias LED, num total de 1618 luminárias.

A informação foi dada hoje por aquela secretaria, dando ainda conta que os trabalhos deverão arrancar hoje à noite, no Túnel do Paul do Mar, sendo que o trânsito será alternado e regulado por semáforos.

Esta intervenção, refere a nota do gabinete de comunicação de Amílcar Gonçalves, representa “um investimento na ordem dos 630 mil euros, com prazo médio de retorno do investimento de aproximadamente 28 meses, é reduzir os custos energéticos e aumentar a eficiência energética pela via da implementação da solução da tecnologia LED”.

Assim, será substituída a iluminação nos túneis do Cabeço da Cancela; das Eiras; do Pomar; da Nogueira; do Curral das Freiras; do Jardim – Paúl do Mar; do Piquinho (Este e Oeste); da Fazenda (Sul, Norte e Ramo de Saída); no túnel duplo do Caniçal (Sul e Norte); dos Portais (Sul e Norte) e da Palmeira (Sul e Norte).

De salientar que as luminárias LED a instalar nos túneis garantem um fluxo de 94,15% ao fim das 100 mil horas e garantia de fábrica de 10 anos.

Com a implementação das luminárias LED prevê-se uma poupança média anual de cerca de 240 mil euros.

De referir ainda esta empreitada usufrui de “Financiamento no âmbito do Fundo de Eficiência Energética – Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética”.