Câmara de Lobos vai comemorar com diversas actividades o Dia do Idoso

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos vai realizar nos próximos dias 1, 2 e 3 de Outubro, em diferentes espaços municipais, uma série de actividades dirigidas à população idosa do concelho. Pelo 16.º ano consecutivo, realiza-se o Dia Internacional do Idoso, que se comemora a 1 de Outubro. O programa de actividades, que decorrerá entre os dias 1 a 3 de Outubro, pretende valorizar e enaltecer o papel do idoso na sociedade, promovendo o envelhecimento activo.

O evento começa a 1 de Outubro, com uma sessão de abertura no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos. Segundfo informa uma nota da autarquia, este dia contará com uma sessão de testemunhos de pessoas reformadas de cada freguesia do concelho, pelas 10h30, que abordarão a temática “Cheguei à terceira idade e agora?”. Pelas 11h45, realizar-se-á um desfile de moda, denominado “Melhor idade”, que contará com a participação de seniores do concelho com idades compreendidas entre os 66 anos e os 96 anos. Por outro lado, às 15h00, terá lugar uma missa solene, na igreja de São Sebastião, que será presidida pelo bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás.

Segundo nos informam, as comemorações do Dia do Idoso prolongar-se-ão por mais dois dias. No dia 2 de Outubro realiza-se pelas 09h30, a marcha “Passeio da Memória”, organizada em parceria com a Associação de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer. O trajecto do Passeio da Memória começará na Avenida Nova Cidade e terminará na Praça da Autonomia, onde, pelas 10h00 serão dinamizadas actividades ao ar livre, de participação também livre, nomeadamente uma aula colectiva de actividade física e um peddy paper, seguindo-se animação musical no coreto, com a actuação de um Combo de Jazz, pelas 11 horas.

No dia 3 de Outubro, véspera do Dia do Concelho de Câmara de Lobos, serão finalizadas as comemorações do Dia do Idoso, com a realização de um espectáculo de fados no mercado municipal do Estreito de Câmara de Lobos, entre as 19h00 e as 22h30. O espectáculo de fados é aberto ao público e de acesso livre.

Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos e contará com o apoio da Diocese do Funchal, Associação Metaphora, Combo de jazz do Conservatório Escola das Artes da Madeira, Escola ABC cabeleireiros e estética, Clube Desportivo do Garachico, Casa do Povo do Curral das Freiras e Delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer.