Pagamentos de cartão só com “chip”, fim de levantamentos com caderneta e código para o telemóvel nas operações online

Cartões bancáriosAs mudanças acontecem já a partir do próximo sábado, 14 de setembro. As cadernetas bancárias deixam de servir para levantar dinheiro, apenas para consultas, alterando assim um procedimento usual na Caixa Geral de Depósito, no Montepio e no Crédito Agrícola.

Além disso, a entrada em vigor de uma diretiva europeia sobre serviços de pagamentos, envolvendo novas regras de segurança, faz com que, por exemplo, as bandas magnéticas dos cartões, de débito e de crédito, deixem de servir para fazer pagamentos, estes podem ser feitos apenas com o chip, sendo que os cartões-matriz, que constituíam uma segurança adicional nos pagamentos pela internet, também deixam de servir. A medida de segurança será reforçada por uma mensagem enviada pelo Banco para o telemóvel do utilizador, com umcódigo, o que aliás já vem acontecendo, nos últimos tempos, por algumas instituições bancárias, exemplo disso é o BPI.

Não sofrem alteração os pagamentos para compras pela internet e para cartão-refeição, também os de sistema contacteless, de pequeno valor, bem como os de MB Net.