Mostra “Viagens com mais de um século de História” patente no Centro Paroquial do Monte

A exposição “Viagens com mais de um século de história” chegou, ontem, à freguesia do Monte, mais concretamente ao Centro Paroquial, “o sítio certo para reforçarmos, mais uma vez, aquela que é uma justa homenagem aos carreiros e uma actividade que, tanto do ponto de vista cultural quanto turístico, tem levado a nossa Madeira mais longe”, referiu a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço. A mostra já esteve patente no Museu Etnográfico e no Espaço Infoart.

A governante associou-se ontem, a esta inauguração e agradeceu aos carreiros do Monte o “importante e fundamental contributo que estes têm prestado e prestam a favor do turismo e de uma experiência que, sendo única e autêntica, é-nos associada em todo o mundo”.

Sublinhando que esta é mais uma iniciativa que confirma a estratégia de itinerância e de descentralização que tem vindo a ser seguida, pelo Governo Regional, no que à oferta cultural respeita, Paula Cabaço sublinhou “a importância de partilharmos e valorizarmos a nossa história e, no fundo, aquilo que nos identifica, com diversos públicos, porque é dessa partilha que também depende a sua preservação, concretamente pelas novas gerações”.

Além das imagens que retratam o quotidiano da actividade dos carreiros, esta exposição dá a conhecer o processo de fabrico dos conhecidos carros de cesto, com mais de um século de existência, salvaguardando e promovendo, desta forma, a história de um produto que está firmemente associado à nossa identidade cultural, sendo também um dos elementos mais associados à imagem da Madeira, do ponto de vista turístico.

A mostra tem entrada livre e ficará patente ao público até ao próximo dia 31 de Dezembro.