A Quinta Magnólia está como nova depois das obras de requalificação. O espaço de grande memória dos madeirenses reabre as portas com um espaço museológico criado na chamada “Casa-Mãe”, apresentando a exposição “Em Viagem”, naquele que será o maior projeto coletivo de Arte Contemporânea levado a cabo, na Madeira, nos últimos anos. Miguel Albuquerque esteve hoje presente para assinalar o momento.
Relativamente à obra de requalificação paisagística e ambiental da ‘Quinta Magnólia’, a empreitada incluiu a requalificação de toda a quinta ao nível dos espaços exteriores e ajardinados. Foi adjudicada por 2.885.000 euros e englobou uma área de intervenção de 35.000 metros quadrados.
Isto para além da reabilitação do edifício principal e dos recintos desportivos, nomeadamente dos campos de ténis, do campo de squash e do circuito de manutenção.
A renovação permitiu criar três campos de padell e ainda outros espaços de apoio às atividades desportivas, bem como ainda requalificar. Esta quinta foi outrora sede do British Country Club, até ter sido adquirida pelo Governo Regional.
O presidente do Governo Regional lembrou as velhas glórias da Quinta Magnólia, entre elas o Pitty Borges, Manuela Aranha, Jorge Gonçalves, para assinalar este momento de reabertura daquele espaço ao público. Uma obra que demorou “por ter muitos pormenores”, explicando que o objetivo era manter aquilo que era a Quinta Magnólia no seu perfil total.
Miguel Albuquerque assumiu que “este projeto deu gozo” e disse que “a nossa ideia é que as famílias venham à Quinta Magnólia e possam usufruir deste espaço”.
Com a empreitada de reabilitação do imóvel, designadamente a recuperação da casa-mãe, poder-se-á proceder à organização de exposições temáticas, temporárias e permanentes, sendo igualmente de assinalar a criação de um restaurante ao nível do rés do chão, recuperando parte da sua função inicial.
Ainda no campo da restauração procedeu-se à recuperação do bar e respetiva esplanada, prevendo-se atribuir a sua exploração a privados mediante concurso.
Adaptar-se-á ainda uma pequena casa de construção recente a residência artística ou de atelier, onde se poderão realizar workshops de eventos criativos ou de jardinagem, para o público mais jovem.
Integrada nesta empreitada consta, também, a reabilitação dos magníficos jardins e classificação das espécies, em parceria com o Jardim Botânico.
A empreitada passou ainda pela reabilitação dos trilhos e roteiros pedestres para usufruto dos visitantes, reparação dos campos de ténis e na criação de três campos de paddel na zona da atual piscina.
Isto para além da implementação de uma área com animais, sobretudo pássaros.