JP Madeira esteve a fazer voluntariado no Parque Ecológico do Funchal

A JP – Juventude Popular da Madeira participou no sábado dia 13 numa acção de voluntariado pela regeneração do Parque Ecológico do Funchal. A iniciativa que contou com a presença do líder do CDS-PP Madeira, Rui Barreto, e do deputado do partido na ALRAM, António Lopes da Fonseca, insere-se numa já longa tradição de acções deste género realizadas por esta estrutura partidária de juventude, refere uma nota às Redacções.

Nesta iniciativa, os participantes começaram por participar numa acção de sensibilização de educação ambiental e sobre as particularidades do Parque Ecológico e da floresta Laurissilva. Posteriormente participaram em acções de controlo de plantas invasoras nos Viveiros do Parque e no trabalho de preparação para a sementeira de plantas endémicas.

Pedro Pereira, presidente da JP Madeira, aproveitou a ocasião para reforçar “a importância que a natureza e o património natural têm para a Madeira” e reforçar “a necessidade de proteger a floresta Laurissilva das plantas invasoras, como acácias ou eucaliptos, que além de aumentarem fortemente o risco de incêndios na floresta, ainda criam riscos claros para as nossas reservas de água potável e criam fortes problemas ao desenvolvimento das nossas árvores e plantas endémicas com um período de desenvolvimento mais longo”. “Ainda há um longo caminho para recuperar as nossas florestas depois dos incêndios dos anos mais recentes. Este objectivo exige a motivação e empenho de todos!” afirmou.