“Uma Escola, Um Jardim” incentiva literacia ambiental e dá prémios

CMF escolas prémios BAs vereadoras Idalina Perestrelo e Madalena Nunes entregaram, esta tarde, os prémios às escolas vencedoras do 24º Concurso “Uma Escola, Um Jardim”, uma histórica iniciativa da Autarquia, que incluiu a abertura de uma exposição no átrio dos Paços do Concelho do Funchal.

Madalena Nunes, que tem a tutela da Educação no Município, congratulou e agradeceu “a participação este ano de 16 escolas, um sintoma de que as causas da Natureza estão a ganhar destaque na nossa sociedade. Esta é uma oportunidade para as escolas investirem na literacia ambiental, envolvendo a comunidade estudantil no processo de criar e zelar pelos seus espaços verdes, colocando-os em contacto com o terreno e desconstruindo maus hábitos, numa oportunidade de aprendizagem com imenso retorno a nível social.”

Já Idalina Perestrelo, autarca com o pelouro do Ambiente, sublinhou que “durante todo este processo é determinante sensibilizar os nossos jovens para o impacto e contribuição do ser humano para a preservação do Meio Ambiente, educando-os no sentido de valorizar o Planeta Terra.

O concurso “Uma Escola, Um Jardim” pretende fomentar a criação e manutenção de espaços verdes (jardins, hortas ou mistas) nas áreas que envolvem os edifícios escolares do concelho, proporcionando uma maior interação entre a comunidade educativa e o Ambiente. A Câmara Municipal do Funchal atribuiu, nesta edição, prémios às escolas vencedoras em material de jardinagem, entre 100 e 200 euros, bem como um certificado de participação a todas as instituições concorrentes.

PRÉMIOS

Escolas Jardim Infância / Infantário:

1º lugar – Jardim Escola João de Deus e Escola Básica do 1º/PE e Creche São Gonçalo (ex-aequo)

Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico:

1º lugar – Escola Básica do 1º/PE do Monte – Edifício Livramento

2º lugar – Escola Básica do 1º/PE São Roque – Edifício Lombo Segundo e Edifício Galeão

3º lugar – Escola Básica do 1º/PE de São Martinho

Escolas do 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário:

1º lugar – Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes

2º lugar – Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia

3º lugar – Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

    1. Escolas do Ensino Especial:

1º lugar – STEE – Serviço Técnico de Educação Especial