Exercício de Operações Especiais SOFEC 2019 começa no dia 26; haverá uma prova de tiro de combate na Matur

O Destacamento de Operações Especiais (DAE) da Marinha estará entre os participantes

Conforme o Funchal Notícias já oportunamente deu conta, entre os dias 26 e 31 de Maio, o Estado-Maior-General das Forças Armadas vai conduzir, no arquipélago da Madeira, a primeira competição internacional com Forças de Operações Especiais, designada por “Special Operations Forces Exercise Challenge 2019” (SOFEC 2019).

Esta competição, que envolve o total de 200 militares na preparação e participação, junta elementos das Forças de Operações Especiais das Forças Armadas e Forças de Segurança portuguesas e de forças estrangeiras do Brasil, Espanha, França, Roménia e Timor-Leste, refere uma nota de imprensa do Exército.

O SOFEC 2019 visa avaliar e desenvolver a interoperabilidade das Forças de Operações Especiais participantes, em ambiente terrestre, naval e aéreo, em aspectos comuns como o resgate médico, fuga e evasão, extracção e resgate, reconhecimento especial e acção directa. Na vertente competitiva, pretende reforçar as capacidades em aspectos como o tiro táctico, socorrismo de combate, topografia, resgate de reféns, trabalho de equipa e resiliência.

Todas as actividades decorrerão num cenário táctico e operacional único, desenhado e planeado para potenciar a interacção e a troca de experiências entre as equipas participantes e observadores, reforçando a capacidade operacional entre todas as Forças de Operações Especiais, nacionais e internacionais.

A participação nacional no SOFEC será feita pelo Destacamento de Acções Especiais (DAE) da Marinha, a Força de Operações Especiais (FOE) do Exército, o Núcleo de Operações Tácticas de Protecção (NOTP) da Força Aérea, o Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Guarda Nacional Republicana, e a Polícia Marítima, da Autoridade Marítima Nacional.

A cerimónia de abertura do exercício decorrerá às 10 horas no cais da cidade do Funchal, pelas 10 horas. Está prevista também, no dia seguinte, uma prova de tiro de combate em áreas edificadas às 09H30 (no ex-complexo turístico “MATUR” em Machico).