Forças especiais de vários países envolvidas em exercício militar na Madeira

Um exercício de forças de operações especiais intitulado SOFEC 2019 – “Special Operations Forces Exercise Challenge 2019” será em breve realizado na Região, envolvendo militares de diversas nacionalidades. Entre 26 e 31 de Maio, este exercício internacional obrigará equipas constituídas por 4 elementos a cumpir uma série de tarefas/desafios em ambiente terrestre, marítimo e aéreo, com o apoio dos meios da Marinha, Exército e Força Aérea Portuguesa. Estas actividades, garantem as Forças Armadas Portuguesas, serão realizadas em áreas não habitadas da RAM, restritas e controladas. Por outro lado, serão adoptadas rigorosas medidas de segurança para garantir a salvaguarda de pessoas e bens, bem como as medidas ambientais de conservação da natureza e ecossistemas.

O SOFEC-2019, segundo o FN apurou, tem por finalidade “promover o conhecimento mútuo, a troca de experiências ao nível das tácticas, técnicas, procedimentos e exercitar a interoperabilidade entre Forças de Operações Especiais (FOEsp) das Forças Armadas e das Forças de Segurança nacionais e de países aliados e amigos, nomeadamente, o Brasil, Espanha, França, Roménia e Timor-Leste”.

O referido exercício militar decorrerá nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Machico e Porto Santo.

A cerimónia de abertura realiza-se no dia 26 de Maio, pelas 10h00, no cais da cidade do Funchal. Já no dia 30 de Maio, no Porto Santo, terá lugar o “Distinguished Visitors Day” (DVD) que contará com a presença de altas individualidades civis e militares da Região Autónoma da Madeira e do Continente. A cerimónia de encerramento está prevista no início da tarde do dia 31 de Maio, no Regimento de Guarnição Militar nº3 (RG3), no Funchal.