Domingo há Feira Gastronómica em São Roque

São Roque CHEFTODOSA primeira edição da Feira Gastronómica de São Roque vai decorrer já no próximo domingo, dia 19 de maio, no Miradouro daquela freguesia funchalense. O evento, organizado pela Junta de Freguesia local, conta com a presença de quatro chefs de cozinha – Eleutério Costa e o filho Afonso Costa, Yves Gautier, Fábio Jardim e Octávio Freitas – que vão apresentar um ‘Show Cooking’.

Natural da Ponta do Sol, Eleutério Costa de 39 anos adquiriu o gosto  pela cozinha quando trabalhou num restaurant em Inglaterra. A vida levou-o por esse caminho e foi bem sucedido. Formou-se no CELFF e depois rumou a Nova Iorque onde aperfeiçoou a sua arte no ‘Culinary Institute of America’.

Filho de peixe sabe nadar. O ditado confirma-se. Afonso Costa tem 14 anos, estuda nos Salesianos e além de ser filho do chef Eleutério Costa, também é um excelente cozinheiro.

Yves Gautier é francês mas vive na ilha da Madeira, em Câmara de Lobos. É casado com  uma madeirense e tem dois filhos. Depois de um percurso internacional que o levou da França à Jordânia, tem liderado a cozinha dos melhores hotéis e restaurante da Madeira. Yves Gautier é atualmente “rei” da cozinha da unidade de luxo, Hotel Quinta da Serra.

Octávio Freitas é natural de Câmara de Lobos, desde os seus 11 anos, descobriu que queria ser cozinheiro. Foram os seus pais que, de certa forma, o contagiaram, por terem uma ligação muito forte à gastronomia. Com 15 anos, ingressou na Escolha Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira e, entretanto, começou a sua aventura gastronómica pela Ilha, entre Restaurantes e Hotéis.

Fábio Jardim é nascido numa família madeirense, onde a mãe preparava pratos deliciosos, Fábio Jardim sempre teve vontade em aprender novas receitas. Aos sete anos já cozinhava as suas próprias refeições, e aos 20 começou a sua vida profissional no La Villa em Machico, passando depois para o Four Views Baía.