AAUMa desenvolve acções de sensibilização contra a Homofobia

Hoje, Dia Internacional da Luta conta a Homofobia, a associação Académica da Universidade da Madeira apresenta o seu novo programa Omni+ que organiza e apoia acções de sensibilização, de educação e de promoção das temáticas que envolvem o universo LGBTI. No site da Académica da UMa pode ler-se, a respeito, que “a universidade sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento da consciência social devido à capacidade crítica que a caracteriza. No entanto, embora exista uma certa consciência para a discussão da inclusão, a verdade é que esta questão ainda está longe de ser perfeita. Sabendo do potencial deste meio e da influência que poderá ter na sociedade, urge desenvolver um esforço para a eliminação da discriminação em função do género. É neste contexto que surge o mais recente programa da Académica da Madeira”.

O Omni- começará a sua actividade preparando um inquérito para compreender os problemas e desafios que a comunidade LGBT+ enfrenta na UMa e depois desenvolverá a sua acção com campanhas de educação cívica, em cooperação com outras estruturas congéneres universitárias e apoiando o grupo ALLUMa.

O ALLUMa é um grupo composto por estudantes da UMa que pretende, de uma maneira informal e independente da Académica, criar um ambiente facilitador e de integração da comunidade LGBT+ através de acções de proximidade e actuação junto dos estudantes.