Mostra “Criativ’Arte” a partir de sexta-feira no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos

A exposição CRIAtiv’ARTE abre ao público no dia 26, sexta-feira, pelas 11 horas, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, bem como de um grupo de alunos e professores participantes neste projecto promovido pela autarquia câmara-lobense e dinamizado pelo Centro Cívico do Estreito.

O seu objectivo é, declaramente, estimular a Educação pela Arte, enquanto caminho para a formação do ser, da pessoa no seu todo, de acordo com o conceito desenvolvido por Herbert Read, que, na linha do pensamento de Platão, defende que a expressão artística é um acto libertador das energias contidas no ser humano, contribuindo de forma decisiva para o processo de individuação e de integração social.

O projecto vai já na sua Vª edição e contempla a exposição de pintura e artes plásticas da autoria de crianças e jovens “artistas” de todos os estabelecimentos de ensino e educação do concelho de Câmara de Lobos. Foi proposto aos alunos que trabalhassem em pequenas almofadas, por forma a obter trabalhos originais e criativos, além dos habituais trabalhos em tela.

“Almofada é o elemento comum que nos permite descansar, embalar e dormir. Também é um aconchego que nos permite um relaxamento profundo a partir do qual é possível sonhar e dar asas à imaginação”, reza um comunicado da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

“O sonho define-se como o plano espiritual em que tudo é possível, onde um indivíduo pode ser quem quiser e realizar o inimaginável. Seguindo este raciocínio, e sabendo que as crianças possuem uma imaginação e criatividade brilhante, pretendeu-se com este projecto que os alunos das escolas do concelho de Câmara de Lobos exprimam as suas ideias e atributos artísticos em almofadas de tamanho médio-pequeno de cor branca. Assim sendo, foram usadas várias técnicas de artes plásticas à escolha, entre elas a pintura, a gravura, a colagem e o bordado”, explica-se.

Foram produzidos trabalhos artísticos em torno dos conceitos como o de repouso, dos sonhos, da noite, do luar e as estrelas, e fantasia. Também foram incluídos elementos artísticos relacionados com traços culturais da ilha da Madeira, ou até mesmo do concelho e/ou freguesia a que cada escola pertence.

Esta exposição ficará patente ao público até 22 de Maio e poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira entre as 10:00 e às 19:00 horas e ao sábado das 10:00 às 13:00 horas.