Fotos: Rui Marote
Decorrem presentemente no Museu de Arte Sacra do Funchal as denominadas “Conferências do Museu”, cuja abertura, na manhã de hoje, contou com a presença do bispo do Funchal, D. Nuno Brás, além do bispo emérito D. Teodoro de Faria.
Na ocasião, o director do Museu, João Henrique Silva, saudou os prelados presentes e os conferencistas, bem como os participantes no evento, e realçou que “o projecto criado em 2017 sob a designação AS CONFERENCIAS DO MUSEU pretendia instituir, a partir do Museu de Arte Sacra do Funchal, um espaço de reflexão e debate, com a partilha de trabalhos de investigação ou de aprofundamento de temáticas em torno da Arte e da Museologia, em conexão com a instituição que referencia e promove este projecto. É assim que nos anos anteriores dois temas especiais deram o mote às Conferências: em 2017 o tema da Pintura Flamenga, relações entre a arte e a ciência, por ser esse o fulcro da colecção deste Museu, enquanto as de 2018 decorreram sobre Questões de Arte Sacra, um tema a partir do qual se aprofundavam perspectivas de definição artística e religiosa subjacentes à construção do espaço sagrado, em ligação com o património cultural de base cristã”.
Abordando a escolha do tema para 2019 – Mediações: Aprendizagem, património e Museus –, João Henrique Silva disse: “Tivemos que partir da identidade do Museu e da sua colecção para chegar à dimensão celebrativa e prospectiva que o título e o programa destas Conferências de algum modo querem evocar”.
O orador declarou que este encontro “quer ser, nestes dois dias, um espaço de reflexão partilhada em torno do trabalho que se realiza com o património de natureza religiosa, num sentido mais alargado. A partir do conceito e trabalho que é próprio do Museu, procura-se estabelecer conexões com outras instituições de representação do património e de outras paisagens culturais – locais, regionais e internacionais –, para reflectirmos acerca do que significa hoje comunicar e envolver-se com os diversos patrimónios e as suas múltiplas narrativas”.
O tema desta terceira edição das Conferências está, refere a instituição, associado às reflexões de natureza educativa, em torno da arte e do património da Igreja, e nasceu da aproximação à celebração dos 25 anos da fundação do Serviço Educativo no Museu de Arte Sacra do Funchal.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







