Sono saudável é tema de concurso de desenho para crianças

A Associação Portuguesa do Sono está a promover um concurso de desenho que visa sensibilizar a comunidade escolar nacional para a importância do sono. O objectivo é divulgar que, em qualquer idade, o sono é um dos principais pilares da saúde.

“Dormir bem, envelhecer melhor” é o nome do concurso de desenho organizado pela Associação Portuguesa do Sono, em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC – UC), para celebrar o Dia Mundial do Sono que este ano se assinala a 15 de Março. A iniciativa pretende dar a conhecer a crianças e jovens as condições para uma boa higiene do sono e sensibilizar para a sua importância na saúde, mobilizando as escolas e promovendo a sua criatividade nesta temática.

O concurso é destinado a todas as crianças e jovens dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário que frequentem estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo, em Portugal.

A criação de imagens deverá seguir o mote do lema deste ano – “Dormir bem, envelhecer melhor” -, tendo como referência as informações divulgadas na brochura “Higiene do Sono na Criança e Adolescente“, produzida pela Associação Portuguesa do Sono e Sociedade Portuguesa de Pediatria.

As inscrições devem ser submetidas até ao dia 1 de março de 2019, através do formulário disponível aqui ou enviadas para comunicacao@apsono.pt com os elementos indicados no regulamento.

Há prémios para as propostas vencedoras que serão anunciadas a 4 de março de 2019, através dos sites e das redes sociais da APS e CNC. Mais informações aqui.

Proposto pela World Sleep Society, o Dia Mundial do Sono, assinalado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera, é uma data que tanto pretende ser uma celebração como uma chamada de atenção para a importância do sono, que todos os anos tem diferentes abordagens do tema.

“Dormir bem, envelhecer melhor”, o lema escolhido para o Dia Mundial do Sono em 2019, tem mensagens a transmitir para todas as idades. A mensagem principal é que o sono é dos principais pilares da saúde e a qualidade de vida pode ser melhorada com um sono saudável. Já um sono com perturbações, tem impactos negativos na saúde.

A Associação Portuguesa do Sono e o Centro de Neurociências e Biologia Celular
A APS é uma associação sem fins lucrativos que tem por fim todas as acções que visem a investigação, desenvolvimento e divulgação de temas correlacionados com a temática do sono e perturbações. No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Sono, a APS tem desenvolvido, nos últimos anos, várias iniciativas que têm sempre como objectivo sensibilizar a população em geral para a importância do sono na saúde e bem-estar e ainda alertar que a qualidade de vida dos que têm perturbações do sono pode – e deve – ser melhorada.

O Centro de Neurociências e Biologia Celular é um instituto de investigação de biociências e biomedicina da Universidade de Coimbra e em colaboração com a APS têm sido desenvolvidas parcerias de investigação e sensibilização para a temática do sono.