Calado garante que obra na ribeira da Madalena do Mar avança neste primeiro trimestre

Pedro Calado garante que o Governo estará atento à produção de banana e promete apoiar os agricultores.

Pedro Calado esteve hoje na Madalena do Mar, freguesia a comemorar o 437º aniversário, para garantir à população de uma zona de grande produção de banana, que face à sua importância para a economia local e regional, esta é também “uma produção que o Governo Regional tem vindo a dar especial atenção, não apenas em apoio técnico, mas também com outros incentivos aos meios de produção e à modernização agrícola, aspetos que consideramos fundamentais para o desenvolvimento económico e a criação de emprego”.

Mas o enfoque da presença do governante dá-se em matéria de obras, algumas das quais os locais aguardam avanço. Exemplo disso é o  início da empreitada de regularização do troço final da ribeira da Madalena do Mar, ainda neste primeiro trimestre de 2019, sendo outra das intervenções que Pedro Calado, revelou como envolvendo “um investimento do Governo Regional na ordem dos 6,8 milhões de euros”. Outra intervenção corresponde à “reabilitação do troço Salões (entre a ER209 e a ER222 e o parque empresarial) ao sítio do Barreiro, na Ponta do Sol, na sequência do temporal de 20 de fevereiro de 2010. Uma intervenção, prevista para o segundo trimestre deste ano, com um valor previsto de 3,9 milhões de euros”. Avançam, também, dos trabalhos na Estrada Regional 226, na Ponta do Sol, um troço que, por razões de segurança, se encontra temporariamente encerrado ao trânsito devido à derrocada que ocorreu no passado dia 28 de setembro. Um investimento que estimamos que vá ultrapassar o meio milhão de euros”.

Regressando ao sector primário, e no que às pescas diz respeito, Pedro Calado disse que “o Governo Regional vai proceder à reformulação do posto de Pescado da Madalena do Mar. Entre outras intervenções que temos planeado para irem para o terreno ao longo deste e dos próximos anos”. Ao nível de intervenções previstas pelo Governo Regional, Pedro Calado adiantou que “a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, através da Direção Regional de Estradas, irá proceder em breve ao início dos trabalhos na Estrada Regional 226, na Ponta do Sol, um troço que, por razões de segurança, se encontra temporariamente encerrado ao trânsito devido à derrocada que ocorreu no passado dia 28 de setembro. Um investimento que estimamos que vá ultrapassar o meio milhão de euros”.

O vice presidente do Executivo revela que o Governo Regional vai proceder, ainda este ano, “à remodelação da rede regional de centros de abastecimento, onde se integra, igualmente, o Centro de Abastecimento Hortícola dos Canhas, que serve todo concelho da Ponta do Sol, com um projeto integrado, a apresentar ao PRODERAM 2020, prevendo-se a aquisição de novos equipamentos, cujo investimento global está estimado em cerca de 250 mil euros”.

Pedro Calado garante que o Governo Regional vai continuar, “como até aqui, a apoiar diretamente os agricultores, com auxílios financeiros complementares, que no ano passado ficaram próximo dos 40 mil euros, permitindo aos produtores agrícolas, seja na horticultura, fruticultura, ou na floricultura, fazer face às despesas com a aquisição de certos fatores de produção, nomeadamente de produtos fitofarmacêuticos, e de fertilizantes”.

Calado lembrou o papel importante da Gesba e relevou a entrada em funcionamento do Centro de Processamento da Banana na Ponta de Sol. Um investimento na ordem dos 4,2 milhões de euros que “permitiu o dobro da produção diária das 40 para as 80 toneladas de banana processada”.

Ainda naquele concelho, o governante disse que o Executivo Madeirense irá proceder, em breve, “à reformulação do Centro de Bananicultura do Lugar de Baixo, um serviço do Governo Regional que tem dado, também, um importante contributo, revelando-se um importante aliado dos produtores”.

Em matéria de caminhos agrícolas, adiantou que “já está em fase de adjudicação, a construção do ‘Caminho Agrícola do Pinheiro’, um acesso com uma extensão de quase 2.500 metros, e de cerca de 250 metros de ramais. Trata-se de uma via que pretende, precisamente, melhorar o desempenho geral e a sustentabilidade das explorações agrícolas e que passará a servir, neste caso concreto, uma área entre os concelhos da Ponta do Sol e da Calheta”.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.