Escola Jaime Moniz e Centro de Química da UMa dinamizam conferência sobre o Ano Internacional da Tabela Periódica

No dia 29 de janeiro, será assinalada a abertura oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica, com a formação, a nível nacional e em vários locais, de Tabelas Periódicas Humanas. A Escola Secundária Jaime Moniz, em parceria com a Universidade da Madeira, associa-se à efeméride através da dinamização, no mesmo dia, pelas 11h30, de uma palestra e da formação de uma Tabela Periódica Humana.

Assim, na próxima terça feira, entre as 11:30h e as 12:15h, a conferência sobre a “História da tabela Periódica” terá por orador o Professor Pedro Pires, Investigador Sénior do Centro de Química da Universidade da Madeira. O evento terá lugar na sala de conferências da ESJM.

Entre as 12:30h -13:00h, está programada a formação de uma Tabela Periódica Humana, na entrada principal do “Liceu”.

O mundo completa 150 anos desde a primeira Tabela Periódica, de Dmitry Mendeleev, publicada em 1869. Comemora-se também a descoberta do elemento fósforo (350 anos), pelo alquimista Henning Brand, no ano de 1669.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2019 como sendo o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

No dia 29 de janeiro, será a abertura oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica, com a formação, a nível nacional e em vários locais, de Tabelas Periódicas Humanas.

Assim, a comunidade da Escola Secundária Jaime Moniz e o Centro de Química da Madeira associaram-se para fazer uma Tabela Periódica com alguns dos seus alunos. A organização da iniciativa está a cargo do Clube Experimental de Ciências Física e Química da Escola Secundária Jaime Moniz, em parceria com o Centro de Química da Madeira (UMa).