Madeira recebe Congresso Nacional da área da Comunicação em Novembro

Pela primeira vez, o XI Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) realizar-se-á na Madeira e terá a Universidade da Madeira como anfitriã.

O Congresso ocorrerá em novembro de 2019 e reunirá, durante três dias, os investigadores, profissionais e estudantes de Ciências da Comunicação e de outras áreas do saber afins, sendo o maior fórum de debate, discussão e investigação nesta área em Portugal.

Os trabalhos são repartidos por vinte áreas de especialização desde Jornalismo, Publicidade, ou Comunicação Organizacional e Institucional, passando pela Comunicação, Turismo e Território, até à Comunicação Política e à Retórica.

Nesta edição do SOPCOM, pretende-se pôr em perspetiva caminhos emergentes, associando a Comunicação ao Turismo e à Cultura. Como tal, os participantes são convidados a desenvolver uma reflexão interdisciplinar, não só sobre o papel da Comunicação na dinamização do Turismo como também sobre a Comunicação e o Turismo como expressões da Cultura.

Os interessados em participar no evento com comunicações ou posters podem submeter as suas propostas até 31 de março, através do site do Congresso.

Em termos académicos, a área das Ciências da Comunicação é uma área recente em Portugal, quando comparada com outras, tendo o primeiro curso – na altura denominado de Comunicação Social – sido lançado em 1979, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.