
Decorreu a 13 de janeiro, na freguesia de Boaventura, a 4.ª edição do Trail de Boa Ventura, evento organizado pela junta de freguesia local, com o apoio de diversas entidades. O bom tempo que se fez sentir foi um excelente aliado dos cerca de 500 participantes, espetadores e organização que marcaram presença no primeiro evento de trail do ano na região.
A prova principal de 25 km (TLBV), integrada na Taça de Portugal de Trail, contou com a presença de 206 participantes e teve como vencedores absolutos os atletas Flávio Remesso (ADRAP-Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena), com um tempo canhão de 02:48:35, e Lúcia Franco (ADG-Associação Desportiva Galomar), com 03:48:33.
Segundo uma nota de imprensa, Lúcia Franco, com esta nova vitória, assume o pleno absoluto neste evento, facto inédito nesta modalidade a nível regional. Recorde-se que esta atleta foi nomeada para atleta do ano 2018, no âmbito da 23.ª Gala do Desporto (Confederação do Desporto de Portugal).
Se no setor feminino, a Lúcia Franco (ADG-Associação Desportiva Galomar) geriu com algum conforto a sua posição de líder desde o tiro de partida, relegando para as posições imediatas a Teresa Ornelas (ACDJS-Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra) e a Carla Caires (CDES-Clube Desportivo Escola de Santana), no setor masculino, o Flávio Remesso teve que se aplicar a sério para se ver “livre” da concorrência, especialmente do 2.º classificado, o atleta da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, Francisco Freitas. A 3.ª posição de pódio viria a ser alcançado por um esforçado Marco Silva (ADG), mas já algo distante dos primeiros.
A prova mais curta de 10 km (TCBV) contou com uma adesão de 272 participantes na linha de partida, tendo como vencedores absolutos os atletas Américo Caldeira (01:01:18) e Maria Abreu (01:23:09), ambos do CDCPM-Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz. Nesta prova, as vitórias foram discutidas ao segundo, tendo mesmo, no setor feminino, as atletas entrado no mesmo segundo, por esta ordem: Maria Abreu, Carla Freitas e Cátia Fiqueli, todas pertencentes ao CDCPM-Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz. No setor masculino, o Américo Caldeira só conseguiria desembaraçar-se da concorrência após o ponto de controlo intermédio, ganhando uma ligeira vantagem sobre o 2.º classificado, o atleta José Ferreira (CDES-Clube Desportivo Escola de Santana), completando o pódio o atleta Emanuel Freitas (APCTT-Associação Porto da Cruz Trail Team).
Além da parte competitiva, o evento juntou ao longo do percurso e no centro da freguesia, algumas centenas de espetadores e entusiastas da modalidade, que animaram e deram outro colorido a este evento.
No final, após a entrega de prémios, o presidente da junta de freguesia local agradeceu a confiança dos atletas e o apoio das diversas entidades, parceiros e colaboradores, assegurando que a próxima edição já estava em curso, com algumas novidades que serão seguramente do agrado de todos.