Porto Santo debate Reserva da Biosfera no final de novembro

Cartaz BiosferaNo âmbito da candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera, realizar-se-á nos próximos dias 28, 29 e 30 de novembro, no auditório da Câmara Municipal, o evento “Porto Santo – Reserva da Biosfera da UNESCO: Oportunidades e Desafios”, uma iniciativa que se dirige ao público em geral e tem como objetivo dar a conhecer este galardão da UNESCO e elucidar sobre a forma deste poder contribuir para a promoção dos seus valores naturais e patrimoniais na procura do desenvolvimento da economia local baseada no turismo sustentável.

Segundo uma nota da Autarquia, realizam-se duas mesas redondas no dia 28 de novembro: a primeira pretende promover a partilha de experiências com outras Reservas da Biosfera, designadamente da Macaronésia e a segunda será dedicada ao turismo sustentável e à forma como a Reserva da Biosfera pode contribuir para a concretização deste objetivo.

No dia 29 as atividades incidirão mais sobre a importância da educação e do programa Eco-Escolas no envolvimento da comunidade local no âmbito das Reservas da Biosfera.

No dia 30 realizar-se-á um passeio pela ilha com paragens em diversos locais de interesse cultural, histórico e natural, com o objetivo de dar a conhecer o valiosíssimo património do Porto Santo, subjacente a esta candidatura.

Recorda a mesma nota que “a Reserva da Biosfera é um galardão atribuído pela UNESCO que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável de um território baseado nos seus valores identitários. As Reservas da Biosfera são definidas pela UNESCO como laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies; o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico; e que atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, visando sempre a partilha de informação e de experiência adquirida”.