AAUMa promove hoje edição da obra “A Crónica de El-Rei D. Sebastião”, acompanhada de debate

A Associação Académica da Universidade da Madeira vai editar, hoje, pelas 18 horas, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, a obra “A Crónica de El-Rei D. Sebastião”, através na Imprensa Académica, que, conforme diz, “tem como principais objectivos libertar das fronteiras das universidades o conhecimento que deve ser de todos”.

A obra em questão, da autoria de Miguel Pereira (1584), foi coordenada pelo docente António Brehm, e comentada pelos historiadores Rui Carita e Cristina Trindade. Trata-se do mais antigo relato sobre a vida e o reinado de D. Sebastião, que chegou até nós, nunca publicado em livro, e que recebe, nesta edição, o prefácio de Guilherme d’Oliveira Martins, antigo ministro e presidente do Tribunal de Contas.

Para discutir o míto salvífico que entretanto entreteve o imaginário nacional, absorvido durante séculos na lenda de um hipotético regresso de D. Sebastião, na apresentação do livro realizar-se-á um debate entre várias personalidades, na consubstanciação dum “espaço de discussão livre sobre a actualidade, sobre o passado e o futuro procurando responder à questão: Precisamos ser salvos?”

A conversa, coordenada por Andreia Micaela Nascimento, conta com Violante Saramago Matos, Nélson veríssimo, José Martins Júnior, Nicolau Fernandes, Nuno Morna e Vera Duarte.