I Mostra de Maracujá e Derivados a 27 e 28 de Outubro na Ribeira Brava

Nos próximos dias 27 e 28 de Outubro a ACOESTE-Associação da Costa Oeste, organiza a I Mostra de Maracujá e Derivados na frente mar da Vila da Ribeira Brava, visando a promoção e debate da produção regional do maracujá.

A ACOESTE é uma recém criada associação que tem vindo a apoiar alguns agricultores através de formações e outros apoios relativos a agricultura, esclarece um comunicado.

Na Mostra estarão representados vários produtores de Maracujá, empresas com os derivados do mesmo, alguns empresários da área agrícola e as habituais barracas de comes e bebes, refere-se.

As festividades incluem várias iniciativas. A 27 de Outubro, haverá uma palestra sobre o maracujá, pelas 17h00 no Salão Nobre da Câmara da Ribeira Brava. Para as 18h30, está agendada a abertura oficial pelas entidades oficiais. Nesse dia haverá ainda a actuação da Tuna Universitária da Madeira, dos Mariachi México Madeira, João Vinagre e Ruben Aguiar. A animação segue pela noite dentro com o DJ SIL, até as 03h00.

Já no dia 28 Outubro, pelas 11h30 no mercado municipal da Ribeira Brava, realizar-se-á um showcooking com maracujá da Madeira, realizado pelo chefe Octávio Freitas e sua equipa, seguindo-se o programa “Abraço da Madeira”, uma forma a chegar aos nossos emigrantes. Na parte da tarde realizar-se-á a entrega de prémios aos melhores expositores logo após os discursos das entidades oficiais, e ainda um seminário intitulado “Sabores do Maracujá” pela Associação Barmen da Madeira. A animação estará a cargo do Grupo Folclore da Casa do Povo da Ribeira Brava, do grupo Madeira Despique Gente Antiga, Xarabanda e Banda AoAkaso.

Esta iniciativa procura promover e dinamizar a produção de maracujá regional, valorizando o produto que tem um grande potencial para se tornar num produto diferenciado, refere a nota de imprensa.

A I Mostra de Maracujá e Derivados tem o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, Câmara Municipal da Ribeira Brava, Junta de Freguesia da Ribeira Brava e Crédito Agrícola, bem como outros apoios privados.