Festival de Órgão prossegue hoje com concerto na Sé intitulado “A inspiração do canto gregoriano”

A Sé Catedral do Funchal acolhe hoje, pelas 21h30, o próximo concerto do Festival de Órgão da Madeira, intitulado “A inspiração do Canto Gregoriano”. Após a execução, domingo na igreja do Colégio, do Concerto para órgão de Francis Poulenc, executado por Vincent Dubois (um dos organistas da Catedral de Notre-Dame de Paris) com a Orquestra Clássica da Madeira e dirigido pelo Maestro Rui Pinheiro, o Festival de Órgão da Madeira regressa, nesta segunda-feira e pela primeira vez, nesta edição, à Sé.
O programa inclui oito obras para Coro e Órgão escritas no século XXI (baseadas em monodias litúrgicas), entre as quais se destaca a estreia absoluta de Alma Redemptoris Mater do Pe. Ignácio Rodrigues. Também serão interpretadas obras da autoria do director artístico deste Festival, João Vaz, entre outras.
Contando com a participação do Grupo Vocal Lusiovoce e do organista Sérgio Silva, este concerto, com início previsto para as 21.30 horas, será dirigido por Clara Coelho.
O Canto Gregoriano foi, ao longo de séculos, uma inesgotável fonte de inspiração para a música vocal e instrumental.
Até ao dia 28 de Outubro, este Festival integra, no total, 11 concertos, em 10 igrejas/conventos, envolvendo sete organistas. A entrada é livre.