Quem não tiver marcação não faz análises de sangue a partir do dia 8 de outubro

Centro de Saúde Bom Jesus 2
A marcação deve ser feita nos centros de recolha de análises.

A partir do dia 8 de outubro, quem não tiver marcação não faz análises se sangue. Nem no Hospital (Laboratório de Patologia Clínica) nem no Centro de Saúde do Bom Jesus. Essa decisão consta mesmo de um documento que foi hoje afixado no Bom Jesus, assinado pela diretora do Serviço de Patologia Clínica, Graça Andrade.

A marcação prévia já foi decidida há algum tempo, tendo em vista uma maior eficácia no atendimento, de acordo com o que já foi adiantado pelos responsáveis do SESARAM e especificamente do serviço. Hoje, a nota vem colocar “preto no branco” uma data para o início desse procedimento, prevendo-se que o mesmo possa provocar, nestes primeiros dias, algum constrangimento por parte dos inúmeros utentes que diariamente ocorrem aos serviços.

Também hoje, como demos conta numa outra peça, o Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, delegação na Madeira, emitiram um comunicado onde dão conta das preocupações sindicais e falam mesmo na existência de “um caos”, sendo que a dada altura já levantam a hipótese de vir a ser vedada as análises clínicas a quem se dirigir aos serviços, para recolha, sem marcação prévia.

Segundo o FN conseguiu apurar, a entrada em funcionamento deste sistema de marcações tem sido dificultada pelos problemas de acesso ao programa informático, que torna a componente processual muito morosa e incapaz de dar a resposta adequada que a medida exige.