Posto Florestal do Cascalho (São Jorge) beneficiado recebe amanhã visita de Susana Prada

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, visitará, amanhã, dia 4 de outubro, às 11h30 a beneficiação do Posto Florestal do Cascalho.

O valor da recuperação do Posto Florestal do Cascalho ascendeu a 97.484,58€ (valor com IVA), sendo financiado pelos fundos europeus em 85% e os restantes 15% pelo orçamento regional.

A vigilância nos espaços florestais, na maioria dos casos, está a cargo do Corpo de Polícia Florestal, beneficiando esta estrutura de um conjunto de instalações – Postos Florestais e Torres de Vigilância – distribuídas estrategicamente ao longo das serras.

No caso dos postos florestais, estas infraestruturas foram construídas em meados do século passado, e em virtude da sua localização têm vindo a ser sujeitas a condições adversas, que aceleraram a sua degradação e obrigam, agora, a trabalhos de recuperação e/ou beneficiação.

Estas intervenções, que se consideram urgentes, são decisivas para devolver ao efetivo de guardas florestais condições de trabalho condignas e proporcionais à nobreza da sua atividade, reforçando significativamente a eficácia na prevenção e deteção de incêndios florestais. Este Posto Florestal e a sua área envolvente são estratégicos para atingir este objetivo.