Representante da Cáritas da Venezuela de visita à Região

A Cáritas Portuguesa recebe de 3 a 12 de Setembro a visita da representante da Cáritas da Venezuelana, a irmã Maria José Gonzalez, que no dia 3, foi recebida na Presidência da República e pela Secretaria de Estado das Comunidades do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa, testemunhando sobre a situação vivida na Venezuela e sentida na pele pelos emigrantes portugueses.

No âmbito e objectivo desta visita, dada a proximidade histórica de emigração entre a Região Autónoma da Madeira e a Venezuela, a irmã estará presente, em conjunto, com Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, na Região de 6 a 9 de Setembro.

Amanhã, pelas 10 horas, a irmã Maria José Gonzalez será recebida pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque. Meia hora depois, haverá uma reunião com o director regional das Comunidades Madeirenses e Migrações, Sancho Gomes, conjuntamente com  os órgãos da Cáritas Diocesana do Funchal e do Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo.

Já pelas 17 horas, realizar-se-á uma reunião na sede da Cáritas Diocesana do Funchal, com o intuito de ilustrar os apoios prestados pela instituição a esta comunidade, contando com os depoimentos do Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo e da presidente da associação VENECOM.

No dia 9, domingo, pelas 11h15, a irmã será acolhida na igreja de S. Martinho pelo Pe. Marcos Gonçalves, em representação do bispo do Funchal, D. António Carrilho. Ao meio-dia, haverá uma eucaristia na referida igreja, presidida pelo padre Marcos, cantada pelo grupo de venezuelanos  “Tradiciones” com a presença da Cáritas, Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo e Associação VENECOM.