Rede “Abre Portas” para revitalizar comércio local apresentada na CMF

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, apresentou hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um acordo de colaboração entre várias instituições e entidades locais, com vista à revitalização do comércio do Funchal. O resultado é a constituição de uma rede de parceiros, chamada “Abre Portas”.

O acordo em causa enquadra-se no Programa Municipal de Revitalização do Comércio e decorreu da necessidade de estabelecer uma rede de agentes que colaborem de forma sistemática e integrada na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento económico da cidade, reza uma informação aos órgãos de comunicação social. O acordo assinado hoje formalizou, assim, a relação do Município com diversos agentes, através de acções conjuntas, nomeadamente a ACIF, a Universidade da Madeira, a Associação de Jovens Empresários, a Ordem dos Arquitectos e o Cowork Funchal.

“Abre Portas” foi a designação escolhida para a rede e tem a sua origem no trabalho de proximidade que o Município tem vindo a desenvolver junto dos comerciantes ao longo dos últimos anos, em diversas ruas da cidade. Os diferentes parceiros comprometem-se, doravante, a colaborar no desenho e implementação de soluções que contribuam para “abrir portas” ao comércio e a outros sectores que com ele impactem, sendo esta uma rede aberta a todos os interessados.

Paulo Cafôfo deixou na ocasião um desafio ao Governo Regional para integrar a iniciativa: “Queremos ter connosco também o Governo Regional, que é gestor de dinheiros europeus e que podia ser uma mais-valia a actuar de perto nesta questão. Isto é também uma questão de financiamento, pelo que espero que esse financiamento chegue ao comércio tradicional, porque as cidades vivem da sua identidade. É um repto que deixo, da nossa parte, que já demos o primeiro passo e já começámos a abrir portas.”